17.11.2022 - Divulgação do Colibri Mouse de Cabeça




Divulgação do Colibri Mouse de Cabeça



Já faz algum tempo que circulou na Internet, o vídeo que reproduzimos abaixo. Mostra uma pessoa usando um óculos colorido e controlando o celular com movimentos da cabeça. O autor do post é Adriano Rabelo Assis, CEO e fundador da startup TiX – Tecnologia Assistiva, sediada em Belo Horizonte (MG).

A evolução das tecnologias assistivas trouxe um mouse de cabeça para controlar dispositivos eletrônicos, que se constitui em um grande aliado da acessibilidade digital, um complemento tecnológico fácil de adquirir e utilizar rotineiramente.

O Colibri é um dispositivo sem fios que permite que pessoas com pouca mobilidade, sem uso das mãos, controlem celulares, tablets e computadores por meio de movimentos da cabeça e usando o piscar dos olhos.


COMO O COLIBRI NASCEU

Inicialmente, segundo o próprio site da TiX, o Colibri nasceu para atender às necessidades do Mikael, que tem artrogripose – condição congênita caracterizada pela falta de movimentos do bebê ainda no útero, que acomete articulações e músculos, limitando os movimentos. Por isso, aprendeu a usar o celular com a boca para jogar games, o que é incômodo e pouco funcional.


Como não havia um produto que atendesse o Mikael, a TiX desenvolveu um protótipo do mouse especialmente para que ele tivesse autonomia. O garoto passou a ser o “piloto de testes” do novo equipamento. “A primeira tentativa já foi um sucesso, como você pode ver neste vídeo do Mikael usando o celular antes e depois do primeiro protótipo”, diz outro post.

Depois de mais alguma versões, o Colibri chegou ao seu formato atual e é indicado para pessoas com tetraplegia, paralisia cerebral, dificuldades com o uso das mãos ou que tenham sofrido acidente vascular cerebral (AVC).



FUNCIONALIDADES DA TECNOLOGIA


O Colibri capta movimentos da cabeça para controlar o ponteiro do mouse com precisão. Além de prático, o mouse de cabeça é leve, sem fios, tem bateria recarregável e não precisa instalar nada no computador ou celular, é só parear com o bluetooth e começar a usar.

O usuário ainda pode escolhera cor do dispositivo e do óculos que o acompanha. São várias cores, possibilitando dezenas de combinações. Ou se preferir, ele também pode ser acoplado a qualquer armação de óculos convencionais.



Para quem quiser investir na solução, que garante autonomia e acessibilidade para pessoas com deficiência, a TiX desenvolveu dois planos de assinatura para contratação ou aquisição do Colibri. Contribuindo com a inclusão digital, os planos seguem uma tendência comum do mercado, como acontece com aparelhos auditivos e outros.

Além do Colibri, a startup também criou o TiX –Teclado Inteligente Multifuncional; o Expressia –app de Comunicação Alternativa facilitada para pessoas não verbais; o TelepatiX – para comunicação próxima; e o a-blinX – acionador que capta o piscar dos olhos.



SOBRE A STARTUP TIX

Inovando em acessibilidade digital, a startup brasileira TiX Tecnologia Assistiva – também nos EUA como Key2enable, amplia o potencial da pessoa com deficiência através da acessibilidade e por entender o ser humano acima da tecnologia.

Fundada em 2009 como Geraes e rebatizada em 2019 como TiX, a startup de Belo Horizonte (MG) tinha o objetivo de levar ao mercado uma solução em acessibilidade para pessoas com deficiência visual no transporte público: o Sistema DPS2000, que permite ao passageiro com deficiência visual, solicitar embarque autonomamente na linha de ônibus desejada, através de um transmissor de radiofrequência portátil.

Em 2015, os fundadores lançaram no mercado o que se tornaria o mais inovador produto assistivo já criado no Brasil: o Teclado Inteligente Multifuncional TiX. O produto deu origem a um conjunto de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital, comunicação, inclusão escolar e reabilitação de pessoas com deficiência.


Em 2019, a startup também ficou em segundo lugar na Amcham Arena (competição promovida pela Câmara de Comércio dos EUA, em Belo Horizonte) e foi eleita a startup mais inovadora da América Latina pelo Innovation Awards Latam, liderando uma lista de 100 empresas.





Iniciativa: Diretoria da ASASEPODE
(Vídeo enviado diretamente) (Imagens e textos parcialmente adaptados dos obtidos no site Jornalista Inclusivo em postagem de Rafael Ferraz em https://jornalistainclusivo.com/colibri-mouse-de-cabeca-startup-tix.



 

ASASEPODE - Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências, do RS
Av. Aparício Borges, 2053 - Partenon - Porto Alegre - RS. Telefones: (51) 3315-3530/99800-1584
Facebook: https://www.facebook.com/asasepode/ - Site: www.asasepode.org.br - E-mail: asasepode@gmail.com