03.12.2020 - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência





Em 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

No mundo, somos 650 milhões, o que nos torna a maior minoria global. No Brasil, pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Isso representa quase 25% da população, segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).





Doze Formas de Ajudar Pessoas com Deficiências

• 1. Aprenda a terminologia correta. Sempre que falar sobre pessoas com deficiência, use os termos certos. Algumas palavras que antes eram consideradas padrão agora estão ultrapassadas, e podem até ser ofensivas. O primeiro passo para ajudar alguém com deficiência é se educar a respeito das palavras corretas.

• 2. Comunique-se diretamente. É comum que pessoas com deficiência sejam ajudadas por intérpretes, enfermeiros ou amigos durante o dia a dia. Mas é importante que, ao se comunicar com alguém que tem uma deficiência, você fale diretamente com a pessoa, sem usar o outro como filtro para a conversa.

• 3. Pergunte antes de oferecer ajuda. Se você vir alguém com deficiência que parece estar com dificuldade para fazer algo, seu primeiro instinto pode ser interferir e ajudar. Mas, sem saber as necessidades e intenções específicas daquela pessoa, você pode acabar causando mais mal do que bem. Sempre pergunte antes de oferecer ajuda.

• 4. Seja respeitoso com as palavras e as ações. Sempre que interagir com alguém que tem uma deficiência, fale e aja de maneira respeitosa.

• 5. Faça perguntas se elas forem relevantes. É comum que as pessoas tenham medo de ofender alguém com deficiência por acidente e acabem agindo de maneira tensa ou forçada durante a interação. Isso pode ser alienante para quem tem uma deficiência. Por isso, seja você mesmo e fique calmo. Se você tiver alguma pergunta, pode perguntar sem problemas, desde que seja algo relevante para a situação.

• 6. Encontre oportunidades de voluntariado na sua região. Você pode encontrar oportunidades de voluntariado dentro do seu bairro. Há diversas organizações que se esforçam para dar assistência a pessoas com deficiência.

• 7. Arrecade ou doe dinheiro. Às vezes, a captação de recursos é muito útil. As pessoas com deficiência muitas vezes precisam de renda extra para cobrir despesas médicas, reformas na casa e outros gastos.

• 8. Ajude com a acessibilidade. É comum que pessoas com deficiência precisem de ajuda para se locomover. Você pode se disponibilizar para ajudar nesse sentido.

• 9. Seja voluntário no treinamento de um cão de serviço. Se você gosta de cachorros, ajudar a treinar um cão de serviço pode ser uma ótima maneira de auxiliar quem tem uma deficiência.

• 10. Use as mídias sociais para seu benefício. Já que muita gente usa mídias sociais como o Facebook e o Twitter de maneira ativa, é fácil difundir a conscientização por meio dessas plataformas.

• 11. Trabalhe contra o preconceito. Se você ouvir alguém fazendo comentários depreciativos, com ou sem intenção, sobre pessoas com deficiência, não fique calado.

• 12. Direcione as pessoas para os recursos corretos. Muita gente não quer ofender nem desrespeitar, mas não sabe como interagir com quem tem uma deficiência. Se alguém parecer confuso, encaminhe essa pessoa para sites e organizações relevantes que possam ajudá-la a aprender como interagir com alguém que tenha uma deficiência. A educação é uma ferramenta poderosa para promover mudanças sociais e criar um mundo mais tolerante e acolhedor.


Fonte: Site WikiHow
Disponível em: https://pt.wikihow.com/Ajudar-Aqueles-que-T%C3%AAm-uma-Defici%C3%AAncia



 

ASASEPODE - Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências, do RS
Av. Aparício Borges, 2053 - Partenon - Porto Alegre - RS. Telefones: (51) 3315-3530/99800-1584
Facebook: https://www.facebook.com/asasepode/ - Site: www.asasepode.org.br - E-mail: asasepode@gmail.com