28.11.2019 - Santander Lança Sistema que Conecta Deficiente Visual ao Futebol




Santander Lança Sistema que Conecta Deficiente Visual ao Futebol



Vídeo do Fieeld é protagonizado por mãe e filho que ganharam prêmio da Fifa



O Banco Santander apresentou ao mercado nos últimos dias o Fieeld, um sistema táctil de retransmissão de eventos esportivos com o qual os deficientes visuais podem seguir os movimentos da bola e a trajetória das jogadas com as pontas dos dedos como nunca haviam feito antes. A inovação tecnológica foi criada pelo grupo Havas e desenvolvida em conjunto com a instituição financeira espanhola.

De acordo com o Santander, o dispositivo converte os dados recolhidos seguindo os jogadores e depois replica cada jogada. Trata-se de uma tecnologia que leva a posição da bola às mãos. Inovador, o Fieeld já conta com o apoio da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), que faz parte do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e tem sócios em 120 países, além de liderar o desenvolvimento de esportes para pessoas com deficiência visual.

O próximo passo do projeto é conseguir no mercado um sócio tecnológico a fim de ampliar seu desenvolvimento para, posteriormente, pensar em uma possível comercialização. Para ajudar nisso, o Santander lançou um vídeo cujo protagonista é Nickollas, um menino brasileiro deficiente visual, torcedor do Palmeiras, para quem a mãe, Silvia, narra todos os jogos. Os dois ficaram conhecidos no último mês de setembro, quando foram os vencedores do prêmio Fifa Fan Award, honraria dedicada aos torcedores e fãs de futebol durante a cerimônia Fifa The Best.

"O Fieeld é um claro exemplo de como os avanços tecnológicos e o futebol podem exercer um impacto positivo na sociedade e melhorar a vida das pessoas. Por isso, desenvolvemos esse projeto. No Santander, apoiamos o esporte porque estamos comprometidos com o progresso da sociedade", declarou Juan Manuel Cendoya, diretor geral de comunicação, marketing corporativo e estudos do Santander.

Vale lembrar que a instituição financeira espanhola é ligada ao futebol há algum tempo e atualmente patrocina torneios como Champions League, LaLiga e Copa Libertadores. Com o projeto Fieeld, a marca dá mais um passo em sua iniciativa global batizada de #FootballCan, que tem como objetivo mostrar como o esporte mais praticado do mundo pode exercer um impacto positivo na sociedade e melhorar a vida das pessoas, com uma inclusão maior e melhor.



Fonte: Site Máquina do Esporte
Disponível no endereço https://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/santander-lanca-sistema-que-conecta-deficiente-visual-ao-futebol_38845.html

 
   


 

ASASEPODE - Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências, do RS
Av. Aparício Borges, 2053 - Partenon - Porto Alegre - RS. Telefones: (51) 3315-3530/99800-1584
Facebook: https://www.facebook.com/asasepode/ - Site: www.asasepode.org.br - E-mail: asasepode@gmail.com