25.03.2019 - Brasil nos Top 10 de esgrima em cadeira de rodas em Pisa






Brasil nos Top 10 de esgrima em cadeira de rodas em Pisa



Jovane Guissone e Mônica Santos ficaram entre as dez melhores da etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas



Os brasileiros Jovane Guissone e Mônica Santos ficaram entre as dez melhores da etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. Oito atletas da Seleção Brasileira participaram do evento.

A gaúcha Monica Santos, de 36 anos, atleta da ASASEPODE ficou em décimo lugar no florete da classe A, para atletas com menor grau de comprometimento. Outro destaque foi o também gaúcho Jovane Guissone, 36, que conquistou o sexto lugar na espada da classe B. Vale ressaltar que foi nesta arma que Jovane conquistou o título paralímpico nos Jogos de Londres 2012.

Segundo o Ivan Schwantes, técnico da esgrima paralímpica nacional, o Brasil teve uma boa participação e, apesar de não ter alcançado o pódio, pode colher bons frutos do evento. “Todos os atletas somaram pontos para o ranking, e esse é o objetivo, somar pontos classificatórios para Tóquio 2020. Então, no geral, foi um bom resultado, uma boa competição para o Brasil”, disse.

A equipe brasileira foi composta também por Alex Sandro Souza, Carminha de Oliveira, Carolina Anzolin, Fabiana Soares, Moacir Ribeiro e Vanderson Chaves, que duelaram com as principais potências mundiais. A competição contou pontos para o ranking de classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Essa foi a segunda etapa da competição. A anterior havia sido sediada em fevereiro, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Esse ano, entre os dias 17 e 23 de setembro, acontecerá o Campeonato Mundial da modalidade, em Cheongju, Coréia do Sul, e as próximas etapas já têm data e local para ocorrer. A terceira e próxima etapa será no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 21 a 25 de maio. A quarta etapa vai acontecer em Varsóvia, na Polônia, em julho e em novembro, a quinta e última parada dos atletas será em Amsterdã, na Holanda.



• Fonte: Adaptado do site Olimpíada Todo Dia
https://www.olimpiadatododia.com.br/esgrima/125655-esgrima-cadeira-de-rodas-brasileiras-top-10-pisa/




 

ASASEPODE - Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências, do RS
Av. Aparício Borges, 2053 - Partenon - Porto Alegre - RS. Telefones: (51) 3315-3530/99800-1584
Facebook: https://www.facebook.com/asasepode/ - Site: www.asasepode.org.br - E-mail: asasepode@gmail.com