27.01.2019 - Comitê Paralímpico Internacional cede à pressão e cancela Mundial de natação na Malásia






Comitê Paralímpico Internacional cede à pressão e cancela Mundial de natação na Malásia



Entidade decide abrir nova eleição para escolha de sede depois de país asiático não dar garantias de segurança para representantes israelenses



O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) decidiu, neste domingo, tirar da cidade de Kuching, na Malásia, o direito de sediar o Campeonato Mundial de natação paralímpica que estava, em princípio, marcado para ocorrer entre julho e agosto deste ano.

A resolução foi tomada durante uma reunião do comitê gestor do IPC em Londres. A entidade sofria pressão para realocar o evento em razão de um possível ato de discriminação contra Israel.

O incidente diplomático entre Malásia e Israel surgiu no início deste ano, quando o Comitê Paralímpico Israelense reclamou publicamente por não ter recebido vistos para ir à Malásia. Após a reclamação, o primeiro-ministro malaio, Mahathir Mohamad, elevou o tom, mantendo a posição de não receber israelenses no país.

Nesta semana, a ONG pró-diretos humanos Action Against Discrimination (Ação contra a Discriminação) manifestou-se sobre o assunto e pediu a mudança do local da competição.

De acordo com o IPC, o governo da Malásia não deu as garantias para que os para-atletas israelense pudessem participar do evento com segurança e sem discriminação.

- Todo Campeonato Mundial deve ser aberto a todos os atletas e nações elegíveis, para competirem em segurança e livres de discriminação. Quando um país-sede exclui atletas de uma determinada natação por razões políticas, então não temos alternativa a não ser procurar por outra sede - disse o presidente do IPC, o brasileiro Andrew Parsons.

O comitê paralímpico havia decidido que a Malásia sediaria o Mundial de natação em setembro de 2017. Por ora, ainda não existe uma sede para substituir o país asiático. O campeonato serve de seletiva para os Jogos Paralímpicos de Tóquio e deve reunir cerca de 600 nadadores de 60 nações.

Os países interessados em se candidatar para receber o evento têm até o dia 11 de fevereiro para expressar suas intenções.



Fonte: Site Globo Esporte


Disponível em: https://globoesporte.globo.com/paralimpiadas/noticia/comite-paralimpico-internacional-cede-a-pressao-e-cancela-mundial-de-natacao-na-malasia.ghtml








 

ASASEPODE - Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências, do RS
Av. Aparício Borges, 2053 - Partenon - Porto Alegre - RS. Telefones: (51) 3315-3530/99800-1584
Facebook: https://www.facebook.com/asasepode/ - Site: www.asasepode.org.br - E-mail: asasepode@gmail.com